quarta-feira, 13 de outubro de 2010

As minhas amigas blogers


A Internet é parte integrante da nossa vida. Através desta rede trocamos correio electrónico, lemos o jornal, adquirimos um bilhete de avião ou encomendamos a nossa peça de roupa favorita. A visão que habitualmente associamos a esta ferramenta é que o Worl Wide Web (www) é um espaço de consulta e partilha de informação. No entanto, a convergência entre os computadores e as tecnologias da comunicação não se limita apenas a criar um novo meio de acesso à informação. A Internet é ela mesma uma propiciadora da comunicação ao criar as condições para a formação e criação de novas relações interpessoais através de um meio quase imediato: os blogues.
Neste espaço de discussão de interesses comuns, a interacção é construída com base na participação e implica uma audiência. Estão assim, fundamentadas as condições para o surgimento de novas relações no ciberespaço. Estas interacções sociais estão na base dos mais recentes processos de socialização e organização social. Um deles são as amizades virtuais. As amigas virtuais existem e são cada vez mais comuns. Quem não as tem? Eu comunico diariamente com as minhas. Estão presentes na minha vida. Partilhamos opiniões e ideias, debatemos notícias de interesse comum, divagamos, somos um núcleo e estamos conectadas permanentemente através do ciberespaço. Por vezes não lhes conhecemos o rosto. Eu própria prefiro preservar o meu. Tenho apenas um nome mas muito para dizer. Só conhecemos aquilo que o outro quer que conheçamos. Mas encontramos do outro lado uma receptividade e uma compatibilidade muito difíceis de encontrar na vida real.
Os relacionamentos interpessoais estão a mudar. As amizades virtuais são cada vez mais comuns. Consequência de uma cibercultura que não pára de nos surpreender.

2 comentários:

  1. Ola Sofia!
    Eu considero me uma amiga tua.
    Todos os dias venho ate aqui,comentamo nos uma a outra e por sinal,gosto muito dos teus comentarios.Conheço te desde que o meu blogue começou,e foste a minha primeira seguidora.Sinto um carinho muito especial pelo teu blogue.
    Amigas?
    Bjs!!

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho blog..no entanto o teu blog faz parte da rotina do meu dia. Gosto de ti, da tua maneira de escrever e passei a dar mais atenção a roupa que visto.Quando vou ás compras, dou por mim a pensar no teu blog!bjinhos

    ResponderEliminar